top of page

Testes com os sensores

  • Caio Feriance
  • 12 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

Olá prezados leitores,


Nesta segunda semana, continuamos o desenvolvimento do projeto com os testes dos sensores para o tacômetro. Fizemos a aquisição de um sensor de infravermelho e um sensor óptico reflexivo TCRT5000, ambos no site FILIPEFLOP, e assim que chegaram fizemos os testes para verificar o funcionamento.

Utilizando o sensor infravermelho, medimos o número de rotações de um cooler para computador. O teste foi feito com uma fonte de bancada, osciloscópio, sensor infravermelho e o cooler. Visto que o cooler tinha, além dos terminais para alimentação, um terminal do encoder (conversor d e movimento rotativo em impulsos elétricos). Assim podíamos comparar a frequência medida pelo sensor infravermelho e a frequência mostrada pelo encoder.

Visto que no cooler haviam 7 espaços vazios entres as pás do ventilador, a frequência mostrada pelo sensor infravermelho deveria ser 7 vezes maior que a real velocidade do cooler. E esse foi o resultado obtido, pois medimos cerca de 267 Hz no sensor infravermelho e no encoder tínhamos freqüência de 35-40 Hz.

Além do testes com os sensores, durante a semana nos reunimos com o orientador do grupo, Lucas Silva, para esclarecermos algumas dúvidas quanto ao condicionamento do sinal do inversor. Assim, na próxima semana poderemos fazer mais avanços no circuito de condicionamento. Também, em conversa com o professor Milton Bastos, percebemos a necessidade de realizar testes no motor que será usado na apresentação, para analisar a variação da potência do motor com a mudança na velocidade de operação. Se esses valores forem consideráveis, será necessário estimar as perdas para se medir o torque com maior precisão.

Para a terceira semana, iniciaremos o desenvolvimento do firmware para o MSP430G2553 e continuaremos com o desenvolvimento do circuito de condicionamento. Precisaremos criar uma IHM, utilizando um display 16x2 e 5 botões, e uma rotina para aquisição da frequência do inversor (a partir do sinal proveniente do circuito condicionador). Assim, voltaremos semana que vem com mais novidades sobre este projeto.

Figura 1. Teste com o sensor infravermelho.

Figura 2. Sinal PWM de saída do sensor infravermelho ao medir a freqüência de rotação de um cooler.

Figura 3. Sensor óptico reflexivo TCRT5000.


 
 
 

Comments


© 2023 by BI World. Proudly created with Wix.com

  • Black YouTube Icon
bottom of page